Rita Lee, rainha do rock brasileiro e ícone da moda, faleceu aos 75 anos na noite do dia 08 de Maio de 2023. Sua vida, música e estilo deixaram uma marca indelével na história da cultura brasileira. Em homenagem à sua vida e à sua estreita relação com a moda, ressaltamos alguns dos looks icônicos que marcaram a carreira da cantora.
A ligação entre Rita Lee e a moda vai muito além de seu estilo pessoal. Desenhou os figurinos das capas dos discos e vestia os integrantes dos Mutantes, grupo de rock que fundou nos anos 1960 com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Essas produções simbolizavam o movimento tropicalista e mostravam a influência do rock brasileiro na moda.
Um dos momentos marcantes da Rita Lee com a moda foi quando ela usou um vestido de noiva para se apresentar com os Mutantes no Festival Internacional da Canção. Na época, ela pegou o figurino com a atriz Leila Diniz, que tinha usado a peça em uma novela e queria a ela emprestada. Como ela contou em seu livro, o vestido nunca foi devolvido.
A roupa de tela com estrelas de lantejoulas prateadas é uma das produções mais icônicas de Rita Lee. Usada nos anos 70, essa criação já foi exibida em uma exposição que celebrava sua vida e seus figurinos mais memoráveis. A bota de plataforma prateada foi uma das peças mais emblemáticas no guarda-roupas da cantora. Ela era da boutique Biba, uma das mais famosas de Londres na época, onde Rita experimentou o aluno e escreveu com ele.
Anos depois, a própria marca ofereceu-se para criar figurinos de show para ela. Os looks de Rita Lee eram bastante teatrais. Um dos mais famosos foi o das seis cabeças. A produção consistia em uma calça de alfaiataria, camisa branca e colete, confeccionada pelo estilista Ocimar Versolato. Uma estrutura com seis cópias da cabeça da cantora, com seus cabelos ruivos e sua franja característica, foi adicionada à peça.
Não se pode lembrar do estilo de Rita Lee sem mencionar seus óculos, que ela usava devido à fotofobia, mas que se tornaram um elemento distintivo de suas produções, cheios de personalidade. Seus favoritos eram os coloridos, especialmente os vermelhos.
Sendo uma maximalista destemida, Rita Lee não tinha medo de misturar cores, estampas e elementos diferentes em seus looks, como o que usou com uma calça estampada de acerolas e uma blusa de bananas. Suas produções eram uma expressão verdadeira de sua personalidade divertida, revolucionária e ousada. As headpieces também foram um marco em seu estilo. Chapéus, bandanas, tiaras e acessórios divertidos fizeram parte de muitas de suas estatuetas de shows e do dia a dia.
Com todas essas produções incríveis, é possível ter uma ideia do que Rita Lee representou – e ainda representa – para a moda. Sua confiança e criatividade resultam em uma imagem de moda muito significativa que certamente será lembrada.
Deixar um comentário