Não é possível falar de moda praia sem mencionar o biquíni, que foi apresentado pela primeira vez em 1946 em uma piscina pública de Paris. Criado por Louis Réard, o biquíni foi considerado escandaloso para a época, e a primeira mulher a usá-lo foi Micheline Bernardini.
Para chamar a atenção para sua invenção, Réard estampou o primeiro biquíni com diversos jornais, sabendo que a peça seria manchete nos jornais ao redor do mundo no dia seguinte ao lançamento.
O nome “biquíni” foi inspirado na Ilha Bikini, nos Estados Unidos, que era usado para testes com bombas energéticas. Louis considerou sua criação igualmente explosiva, embora sua criação seja considerada o primeiro biquíni da história, registros arqueológicos foram encontrados na Itália com a deusa Vênus usando um biquíni, o que mostra que a idealização da peça já existia há séculos.
No Brasil, o biquíni apareceu pela primeira vez no final dos anos 1940, com a modelo Miriam Etz. Aos poucos, o traje de banho foi ganhando espaço nas praias, e Helô Pinheiro, a musa inspiradora do clássico “Garota de Ipanema”, foi um dos efeitos a usá-lo.
A história do biquíni é repleta de polêmicas. A peça foi proibida em muitos países, incluindo o Brasil, por ser considerada vulgar e um atentado ao pudor. Nos anos 70, o modelo estilo tanga começou a aparecer nas praias, e com o tempo, outras variações, como o modelo asa-delta, sutiã cortininha e calcinhas com laços laterais, também ganharam espaço.
E vocês, preferem biquíni ou maiô? Por aqui, confesso que acho o maiô um pouco mais estiloso que o biquíni! Rsrsrsrs! Conta pra gente aqui nos comentários! :)
Deixar um comentário