Quando se fala nessa estampa, cada um tem uma reação diferente, podendo ser boa ou ruim, mas mesmo que não agrade a todos, temos que admitir, Animal Print é uma padronagem icônica no mundo da moda e sempre está presente em diversos desfiles, então pode se dizer que essa estampa deixou de ser tendência para ser universal e atemporal.

QUANDO SURGIU?

A padronagem inspirada nos animais, surgiu há muito tempo atrás com os nossos antecedentes, que buscavam formas de viver na natureza selvagem, e então utilizavam pelos e peles de animais para se protegerem do frio e também para se camuflarem na caça.

A medida que as civilizações evoluíram, as peles dos animais se tornaram símbolo de status e de luxo, como no século XVIII em que os nobres enxergavam os animais selvagens com certo fascínio, pois era sinal de poder absoluto e inatingível, o que diferenciava das outras classes, além de passar aos outros a visão de que eles eram fortes e corajosos, como ninguém.

Na cultura africana era parecido, as peles dos animais eram oferecidas a reis e rainhas como um artigo raro, de luxo, pouco encontrado. Na indumentária deles, essas estampas ocupam lugar de realeza e sacerdócio. Os antigos líderes africanos usavam pele para demonstrar autoridade. Além de que na antiguidade, existia uma crença sobre usar a pele dos animais para adquirir as características deles, pois por exemplo a onça transmite beleza, força, intensidade, resistência e persistência. Muito mais que isso, é um animal que impõe respeito.

No início do século XX, ocorreu o movimento Art Nouveau, onde os estilistas renomados Paul Poiret e Jeanne Lanvin deram destaque ao Animal Print nas passarelas, sendo ousados em suas criações, e desafiando a estética da época.

Porém foi em 1930, com a estreia do filme “Tarzan” que essa estampa chegou na massa popular.

Em 1947 Christian Dior foi o pioneiro ao introduzir estampas de onça em vez de peles verdadeiras, como visto em seu icônico vestido chamado “África”.

Na década de 1950, Roger Vivier seguiu esse exemplo ao incorporar o animal print em acessórios como bolsas e sapatos. A popularização desse padrão ocorreu nos anos 50 e 60, impulsionada por estrelas de cinema como Marilyn Monroe e Catherine Deneuve, como símbolo de sensualidade e glamour.

Em 1960 o movimento hippie criou estampas exóticas para o animal print, com o conceito de ser selvagem e livre, ao contrário do visual chique e sofisticado da década anterior.

Em 1970 com o punk rock, surgiram estilos interessantes com a estampa, sendo levado novamente para a década de 30, quando era usado para parecer mais atraente e descolado. A estampa de cobra ganhou popularidade, refletindo a rebeldia da contracultura da época, na qual estava ocorrendo mudanças sociais, utilizadas com o intuito de expressar individualidade e ousadia.

Em 1980, havia animal print para todos os lados, com uma variedade de estampas, diferente das décadas anteriores que tudo girava em torno do leopardo ou chita, especialmente na década da Dior, além da variedade de cores.

Na década de 90 as estampas foram consideradas vulgares, pois eram utilizadas com roupas de modelagens justas e curtas, um exemplo disso é a banda Spice Girl, que as integrantes, principalmente a Mel B, tinham a estampa de animal print como figurinha carimbada da época, além dos recortes sexys.

O animal print, foi sucesso nos anos 2000, exalou ousadia e sofisticação com uma mistura de selvageria, e invadiu todos os meios possíveis de moda, estando presente até os dias de hoje.

Porém, atualmente há uma agravante preocupação com os recursos utilizados na produção da estamparia, alternativas sintéticas e éticas ganharam espaço, oferecendo a possibilidade das estampas sem nenhuma origem animal.

Na temporada de inverno de 2024, marcas como Isabel Marant, Alaia e até mesmo a Dior apresentaram roupas com o animal print, então ressaltamos, é o creme do momento!

COMO USAR ANIMAL PRINT?

Essa estampa tem suas vantagens, pois ela se adapta a diferentes estilos, desde os mais simples até os mais ousados.

ANIMAL PRINT EM ACESSÓRIOS

São ótimos coringas para o look, com o poder de deixá-los mais sofisticados, trazendo ousadia e elegância.

DICAS DE LOOKS COM ANIMAL PRINT:

Todas fotos do post : Pinterest

E vocês, fazem parte daquelas que amam ou das que não usariam por nada essa estampa? Deixe sua resposta aqui! E se achou esse post interessante, compartilhe com suas amigas!