Com uma estética vintage e descomplicada, o sapato Mary Jane é sem dúvida um dos modelos mais populares de todos os tempos, mesmo que você não esteja ciente disso. Esse sapato, com seu bico geométrico e semelhante a uma sapatilha, recebeu seu nome de um personagem de desenho animado e fez sua primeira aparição no mundo da moda em 1900. Desde então, marcas como Chanel, Dior, Gucci e Prada criaram suas próprias versões, renovando suas características a cada temporada.
Com admiradoras famosas, nos anos 90 a cultura pop abraçou o sapato polêmico. Carrie Bradshaw, por exemplo, se apaixonou por uma Mary Jane Manolo Blahnik que encontrou na sede da Vogue, enquanto Cher, do filme “As Patricinhas de Beverly Hills”, praticamente não tirava esse calçado durante toda a trama.
Provando sua atemporalidade e versatilidade, na semana da moda primavera de 2023, Miuccia Prada e Raf Simons apresentaram todos os seus looks com a Mary Jane, em uma versão com bico fino e salto alto, em tons vibrantes e alegres. Da mesma forma, Maria Grazia Chiuri, da Dior, também exibiu o sapato em um dos desfiles mais elogiados, mas desta vez com tiras até o joelho, em um estilo inspirado nas botas militares.
Esse sapato polêmico é perfeito para meia-estação, pois é mais fechado e elegante. Ele consegue transformar qualquer look simples, como um suéter com calça jeans, em algo mais arrumado e fashionista, principalmente se tiver um salto bloco discreto.
Para os dias mais frios, basta adicionar uma bela meia-calça para dar uma nova proposta ao sapato de bico fino e tiras. As cores clássicas, como o vermelho, conferem um ar vintage e são fáceis de combinar.
E aí, quem usou esse sapato na sua adolescência? E quem usaria novamente? <3
Deixar um comentário