Em 2023, a Camélia Chanel comemora 100 anos e vamos te contar a história por trás dessa icônica flor!

Conhecida por suas jóias, broches, design têxtil e muito mais, a Camélia é um motivo simbólico que exemplifica perfeitamente a elegância discreta e o charme atemporal da Maison Chanel.

Diz a lenda que a jovem Gabrielle, mais tarde conhecida como Coco Chanel, despertou seu interesse por Camélia quando adolescente, ao assistir a uma apresentação teatral de “A Senhora das Camélias”, estrelada por Sarah Bernhardt. Anos depois, seu amante Arthur Capel lhe deu um buquê dessas flores, reacendendo seu amor pela Camélia. Foi assim que, em 1913, Chanel começou a se adornar com versões de seda dessa flor.

Logo o motivo estava presente em todos os lugares, desde as paredes de seu apartamento até sua loja na 31 Rue Cambon, que Capel ajudou a financiar como Chanel Modes. Até mesmo o brilho espetacular aguardava em seu apartamento parisiense era decorado com essa flor, mostrando o quanto ela amava estar cercada por essa bela floração, que certamente a lembrava de seu amante, Arthur Capel.

A Camélia Chanel tem um significado simbólico especial. Nomeada após seu pai Jorge José Kamel e nativa do leste e sul da Ásia, a Camélia simboliza fidelidade e longevidade, tornando-se uma escolha popular para buquês de casamento. Também conhecida como a rosa de inverno chinesa, a Camélia floresce na estação mais fria, mas nunca perde suas folhas. Além disso, é uma flor inodora, o que foi outra razão pela qual Mademoiselle Chanel preferiu essa flor em suas criações, já que não interfere com o aroma característico de seu perfume icônico, o nº 5.

Embora as camélias estejam disponíveis em uma ampla gama de cores, o branco é o mais comum para Coco Chanel. Hoje em dia, a Camélia continua sendo reinterpretada na casa Chanel, sendo produzida em quase todas as coleções desde os anos 20, utilizando materiais como esmalte, diamantes, rubis e muito mais. É um emblema atemporal da Maison francesa, representando a história e o legado de Coco Chanel, que se apaixonou por essa flor única e se transformou em um símbolo icônico de sua marca.

E aí, o que acharam da história da Camélia? Comenta aqui! :)