Entre tantas estampas a poá, petit-pois, polka, ou como chamam mundialmente “estampa de bolinhas” é uma das mais clássicas no mundo da moda, permanecendo com seu glamour e estilo totalmente atemporal. Essa estampa foi o marco dos anos 50, e atualmente continua sendo indispensável, além disso é tendência, segundo a semana de Alta costura, onde as marcas apresentaram suas roupas com a icônica estampa.

ORIGEM E EVOLUÇÃO:

A estampa poá, é sucesso no mundo inteiro, mas não se sabe ao certo a origem da mesma. Porém as pessoas acreditam que a estampa foi inspirada na polka, estilo musical trazido para a América através dos imigrantes do leste europeu. As características desse estilo musical, era de um figurino cheio de bolinhas estampadas, além de dançarem em formatos circulares, após isso, surgiu o termo usado para os chamá-los: “polka dots” que em inglês significa “bolinhas”.

Em 1928 Walt Disney foi super visionário, criando a Minnie Mouse com bolinhas no figurino, o qual foi criado com o intuito de diferenciar as tendências estéticas da época, pois xadrez e listras já não eram mais novidades. Consequentemente, isso resultaria em torná-la a ratinha mais famosa dos desenhos, além de popularizar a estampa para as pessoas.

Nos anos 50, após a segunda guerra mundial, a estampa de poá teve seu boom, pois a necessidade de coisas divertidas e cheia de esperanças, contagiou as pessoas. O cinema da época marcou os figurinos das estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, além de aparecer nos desfiles de moda como no de Christian Dior, que fez uma apresentação com ênfase na feminilidade e no romantismo. Após essa explosão de sucesso, alguns cantores citaram a estampa em suas músicas, fazendo com que cada vez mais a estampa ficasse conhecida. Como por exemplo a música “biquíni de bolinha amarelinha” interpretada por Celly Campelo, que foi tradução da canção “Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini” de Brian Hyland.

Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. Imagens das roupas apresentadas no desfile da Dior.

Nos anos 1980, o poá reapareceu com uma pegada mais punk e despojada, refletindo a diversidade estilística da década. Desde então, a estampa tem sido uma presença constante nas passarelas e no guarda-roupa, seja em versões clássicas ou reinterpretadas por designers contemporâneos.

Mas afinal, como então adaptar o uso dessa estampa para o guarda-roupa?

ACESSÓRIOS

Para quem gosta do estilo vintage e quer trazer uma pegada mais jovial para o look, é só utilizar um óculos retrô com a estampa, ou então acessórios como lenços e brincos.

BOLINHA POR TODA PARTE

Se você gosta de um estilo mais criativo e adora explorar estampas, combine padronagens e cores diferentes de bolinhas, garanto que ficará um arraso!

VESTIDO COM SOBREPOSIÇÃO

O que não fica legal com sobreposição né? Aposte no vestido em cima da sua blusa favorita, aposto que vai gostar!

BASE DE POÁ

Use um vestido como a base do seu look, e inclemente com roupas e acessórios, o ar de sofisticação que esse look trás não está escrito!

SAIA DE POÁ

Pensem em uma saia que combina com todos tipos de estilo, desde o mais básico até o mais elegante, garanto que ela será a coringa do seu guarda-roupa!

POÁ COM LISTRAS

Para aquelas que gostam de estampas, experimentem mesclar as listradas com as bolinhas, da um efeito de look mais harmonioso do que você possa imaginar!

PONTO DE POÁ

E se você prefere o poá de forma mais básica, utilize apenas uma das peças do seu look com a estampa, fica uma graça!

Todas fotos de : Pinterest

E vocês, gostam dessa clássica tendência? Comentem aqui!